(Atualizado em 24/02/2021)

Preparado para declarar seu Imposto de Renda 2021? Entre os meses de março e abril, os contribuintes que tiveram rendimentos superiores a R$ 28.559,70 em 2020 devem acertar as suas contas com a Receita Federal.

Quem estiver obrigado e não apresentar ou entregar a declaração fora do prazo vai pagar multa de no mínimo R$ 165,74. O valor máximo é o equivalente a 20% sobre o IR devido.

Quando começa a declaração do IR 2021? Em 1º de março e se encerra em 30 de abril. Ou seja, o contribuinte tem 60 dias para prestar contas junto ao Fisco.

Restituição

restituição do Imposto de Renda ocorre quando o Fisco detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que o devido. Desta forma, a quantia excedente é restituída até o mês de dezembro do mesmo ano em que a declarada foi realizada.

A prioridade de pagamento, geralmente, é dada a idosos, portadores de doenças graves, deficientes físicos e mentais. No entanto, quem enviar a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, também poderá receber mais cedo a restituição.

Qual é o calendário da restituição do IR 2021? As restituições serão divididas em 5 lotes e começam a ser pagas em maio, de acordo com o cronograma abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Quando o dinheiro cai na conta? Em média, o dinheiro cai na conta uma semana após a divulgação dos lotes de restituição.

Leia também: Imposto de Renda 2021: Tire suas dúvidas sobre a declaração do IR

 

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).