Receita Federal liberou nesta quarta-feira (23) a consulta ao 2º lote da restituição do Imposto de Renda 2021. Não encontrou o seu nome na lista? Isso não significa que caiu na malha fina: a Receita ainda paga mais três lotes de restituição entre julho e setembro.

No entanto, se quiser tirar a dúvida e verificar que não há nenhuma pendência na sua declaração, é possível consultar a situação pelo Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte da Receita (o e-Cac) e conferir como está o processamento das informações.

O que é malha fina? É o nome popular para a verificação de inconsistências na declaração do Imposto de Renda. Ela funciona como uma peneira quando há dados incorretos, contradição ou omissão de informações. A malha fina não deixa as pessoas receberem sua restituição até que a situação seja regularizada e os contribuintes podem ter o CPF bloqueado.

Por que caí na malha fina? Há riscos de cair na malha fina por ter omitido ou preenchido errado uma informação, o que pode causar problemas com a Receita. Quanto mais cedo saber disso, melhor.

Como saber se caí na malha fina?

A consulta é feita online pelo e-Cac (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte da Receita). Para ter acesso ao site, o contribuinte tem três opções: informar o certificado digital (se tiver um), o login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha.

Quem não tiver o código de acesso, ou tiver o código vencido, precisa digitar os números dos recibos das duas últimas declarações entregues à Receita e gerar um novo código. Quem está declarando pela primeira vez precisa informar apenas o número do recibo deste ano.

Para conferir o extrato, o contribuinte deve acessar o link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela, na página de abertura do e-CAC. Em seguida, aparece uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a declaração de 2021 para conferir se o documento caiu na malha fina. Quem não tem problemas na declaração verá a mensagem “Em fila de restituição”, bastando esperar os próximos lotes.

(Com Agência Brasil)

Leia também: Não recebeu a restituição do IR 2021? Saiba em que estágio está sua declaração

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).