Receita Federal abre hoje (23), a partir das 10h, a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2021, este é o último lote do calendário de restituição. O crédito será pago no dia 30 de setembro para mais de 358 mil contribuintes.

Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, até 31 de maio, a Receita pagará restituição aos que entregaram a declaração com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.

A partir do próximo mês, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

Como consultar? Para saber se você está incluso no 5º lote de restituição, acesse o site da Receita Federal e insira seus dados pessoais. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, é necessário enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Onde vou receber o dinheiro? O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Calendário de restituição do IR 2021

As restituições começaram a ser pagas em maio, de acordo com o cronograma abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

(Com Agência Brasil)

Leia também: Entregou a declaração com erro? Veja quando fazer uma retificadora do Imposto de Renda

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).