A Receita Federal informou que recebeu 19,5 milhões de declarações de Imposto de Renda de 2020 até as 11h desta terça-feira. Esse volume representa 60% das 32 milhões de declarações previstas para o exercício de 2020.

Qual o prazo final de entrega?  O prazo para que os contribuintes possam juntar os recibos, preencher e enviar o documento termina às 23h59 de 30 de junho. O prazo original era 30 de abril, mas foi prorrogado por conta da pandemia de coronavírus.

E se atrasar? A multa por atraso é de R$ 165,74, no mínimo.

“É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, diz o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir.

Está com dúvida? A Receita informa que fez parcerias com instituições para ajudar a tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração. Também existe o NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), um canal de atendimento, virtual e gratuito para esclarecimentos.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).