A declaração do Imposto de Renda 2021 começou em 1º de março e de lá para cá, alguns milhares de contribuintes já fizeram a prestação de contas com o Fisco. O prazo termina em 31 de maio.

É comum que em meio a correria do dia a dia e na separação de todos os documentos, algum dado passe batido e o contribuinte envie uma informação errada ou incompleta à Receita Federal. O problema é que omissão de rendimentos, informações incompletas e erros de digitação podem levar a declaração do IR 2021 para a malha fina.

Nessas situações é necessário apelar para a declaração retificadora e corrigir os dados incorretos.

Quando fazer uma declaração retificadora?

De acordo com Felipe Coelho, gerente sênior de Impostos da EY, a Declaração Retificadora de Imposto de Renda deve ser entregue com o objetivo de corrigir algum dado reportado de maneira equivocada ou incluir alguma informação eventualmente omitida.

“Quando submetida, ela substitui integralmente a versão original da Declaração de Imposto de Renda anteriormente enviada à Receita Federal”, ressalta.

Posso mudar o modelo da declaração na retificadora?

Depende. Se a retificadora for apresentada após o período de entrega do imposto de renda não é possível alterar o modelo. “Deve manter a mesma forma de tributação da Declaração original, ou seja, se a Declaração original foi entregue no modelo completo, a Declaração Retificadora não poderá ser alterada para o modelo simplificado”, destaca o especialista.

A declaração retificadora pode alterar a minha restituição?

Sim. Segundo Coelho, a entrega de uma retificadora pode afetar sim o resultado da declaração, caso o contribuinte altere o valor dos rendimentos tributáveis, despesas dedutíveis ou imposto pago reportado na declaração original.

Posso cair na malha fina por fazer uma retificadora?

O fato de entregar uma retificadora, por si só, não faz com que a Receita Federal retenha sua Declaração em malha fina, salvo se identificada alguma inconsistência nas informações reportadas.

Leia também: Perdeu o recibo de entrega da declaração de IR? Saiba como recuperar esse número

Veja como declarar investimentos no IR 2021

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).