A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (24) o calendário do Imposto de Renda. Os contribuintes terão entre os dias 1º de março e 3o de abril para realizar a declaração do IR 2021.

O calendário de restituição também foi divulgado. Serão 5 lotes, pagos entre os meses de maio e setembro.

restituição do Imposto de Renda ocorre quando o Fisco detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que o devido. Desta forma, a quantia excedente é restituída.

Calendário de restituição do IR 2021

As restituições começam a ser pagas em maio, de acordo com o cronograma abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

O que fazer para receber a restituição primeiro?

A prioridade de pagamento, geralmente, é dada a idosos, portadores de doenças graves, deficientes físicos e mentais. No entanto, quem enviar a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, também poderá receber mais cedo a restituição.

De acordo com Eduardo Canova, CEO da Leoa, plataforma online para declaração do Imposto de Renda e antecipação da restituição, o segredo para entrar nos primeiros lotes é entregar a declaração o quanto antes.

“Quando mais rápido entregar, mais rápido vai receber. A Receita tem os lotes preferenciais que são destinados aos grupos prioritários, mas, no geral, a regra de quem entrega primeiro recebe primeiro é válida”, diz.

Mas, é preciso ficar atento às informações na hora do preenchimento. Canova ressalta que para receber a restituição é importante que o contribuinte verifique se a declaração foi entregue de forma correta. Em caso de dados errados ou incompletos é possível que a pessoa caia na malha fina e não receba o dinheiro de volta.

Neste caso a regra do ‘quem entrega primeiro recebe primeiro’ não é obedecida. “Se a pessoa cair na malha fina, a restituição ficará presa”, afirma o CEO.

Confira como declarar seus investimentos no IR 2021:

 

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).