A Wise, plataforma de transferências financeiras internacionais, oferece a partir desta quarta-feira (8) um cartão de débito pré-pago para os clientes brasileiros que permitirá a realização de pagamentos em 200 países diferentes com uma taxa IOF de 1,1%. O cartão também serve para saques no exterior. Outras instituições, como C6 Bank e BS2, já oferecem esse cartão para clientes com conta internacional em dólar e euro.

“Nós percebemos que os brasileiros estavam insatisfeitos com os bancos e com as taxas que precisavam pagar para movimentar dinheiro para fora do país. Vimos uma chance de crescimento rápido no Brasil”, disse o CEO da companhia, Kristo Käärmann.

Segundo pesquisa encomendada pela empresa à consultoria Morning Consult, 60% dos viajantes internacionais brasileiros consideram a taxa de câmbio inflacionada o maior desafio financeiro em viagens ao exterior e 55% ainda convertem o dinheiro na moeda de destino antes da viagem.

O produto possibilitará aos viajantes fazer compras em estabelecimentos no exterior sem a necessidade fazer o câmbio de um valor elevado previamente. Caso o usuário tenha saldo na conta da empresa em alguma moeda estrangeira, como o euro, e deseje realizar uma compra em dólar, a conversão é realizada automaticamente no ato do pagamento.

Esta funcionalidade ainda não está disponível para o real. Portanto, se o cliente só tiver saldo na moeda brasileira, é necessário realizar o câmbio no aplicativo antes de efetuar a compra.  Quem aderir à conta também poderá ter acesso aos dados bancários em 11 moedas na condição de correntista local, o que possibilita a aquisição de produtos mediante custo de transações locais.

Para o líder de expansão e banking da Wise no Brasil, Pedro Barreiro, o cartão dialoga com o processo de abertura da economia após o período mais agudo da pandemia do novo coronavírus.

“Nós acreditamos que haverá uma grande aceitação ao produto, porque estamos em um momento de abertura em que o setor do turismo têm se aquecido cada vez mais com a normalização gradual das interações sociais.”

O lançamento ocorre no Brasil, no Canadá e na Malásia simultaneamente. A bandeira do cartão internacional da é Visa, com qual a Wise firmou parceria para oferecer o produto. “A parceria faz todo o sentido, porque essa nova solução chega ao Brasil em um momento de reabertura de fronteiras e retomada das viagens internacionais, facilitando ainda mais a vida dos consumidores”, destacou o vice-presidente de novos negócios da Visa do Brasil, Eduardo Abreu.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).