Metade dos brasileiros já voltou a frequentar shoppings e comércio de rua. Isso é o que mostra pesquisa C6 Bank/Datafolha divulgada nesta segunda-feira. Entre os brasileiros das classes A/B, esse percentual sobe para 54%.

“Depois de um período longo de quarentena, a maior parte da população já retomou as atividades que costumava realizar antes da pandemia”, diz Paulo Alves, gerente de pesquisas do Datafolha.

Há outros indicadores de que as pessoas voltaram às atividades pré-pandemia? Sim. Oito em dez brasileiros realizaram recentemente atividades comuns antes da pandemia, como visitas a bares e restaurantes, parques ou praças e salões de beleza. Veja:

  • 50% visitaram shopping ou comércio de rua nos 15 dias anteriores à pesquisa
  • 24% foram a salões de beleza ou clínicas de estética
  • 21% estiveram em restaurantes ou lanchonetes
  • 16% frequentaram parques ou praças

Os gastos voltaram no mesmo ritmo? A pesquisa mostra que 37% dos entrevistados aumentaram os gastos com atividades e compras fora de casa. Por outro lado, 31% dos brasileiros mantiveram o nível de gastos e 32% estão gastando menos atualmente.

E como está o uso do transporte público? As pessoas estão evitando o transporte público. Por isso, 40% dos entrevistados disseram que aumentaram o uso de meios alternativos ao transporte público como bicicleta e carro próprio.

A pesquisa mostra ainda que 30% do público usou transporte público nos 15 dias anteriores à pesquisa, percentual abaixo das médias registradas antes da pandemia.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.