As vendas de carros, ônibus e caminhões no Brasil somaram 234,8 mil unidades em setembro, um crescimento de 10,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os dados dos emplacamentos em setembro foram divulgados hoje pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

No acumulado do ano, foram vendidos até agora dois milhões de veículos (carros, ônibus e caminhões), uma expansão de 9,9% em relação ao período de janeiro a setembro de 2018.

Qual o comportamento das vendas de cada tipo de veículo no ano? O dado da Fenabrave soma os emplacamentos de diferentes tipos de veículos. Veja abaixo o crescimento de cada categoria entre janeiro e setembro de 2019 na comparação com o mesmo período de 2018:

– Automóveis: +8,86%

– Comerciais leves: +8,10%

– Caminhões: +40,65%

– Ônibus: +46,99%

Qual a razão do crescimento das vendas? No caso das vendas de carros, o crescimento ao longo deste ano vem sendo impulsionado pela compra de veículos por motoristas de aplicativos de transporte, como Uber e 99, ou locadoras. Além disso, a queda das taxas de juros desses financiamentos também torna a compra mais acessível.

Já os caminhões e ônibus apresentam forte alta porque no ano passado, nos meses após a greve dos caminhoneiros, muitas empresas recorreram a frotas próprias, o que reduziu a compra de veículos novos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).