Os jovens da geração Z (18 a 24 anos) são os grandes adeptos dos bancos digitais. Mas a maioria da população (46%) tem conta tanto em bancos digitais quanto nos tradicionais.

Entre a população em geral, 29% possuem conta só em bancos tradicionais, enquanto 17% só utiliza instituições digitais. Outros 6% não possuem nenhum tipo de conta, mostra o estudo da empresa de pesquisa MindMinders.

“A linguagem do banco digital é focada justamente nessa faixa etária, que usa bastante aplicativos e está acostumada com a usar apps. O banco é só um app a mais para eles”, diz Luis Miguel Santacreu, especialista em sistema financeiro da Austin Rating. “Esse público gosta da facilidade de abrir conta digital, de mandar um Pix.”

Faixa etáriaSó possui conta em banco digital
Geração Z (28-24)26%
Millennials (25-40)16%
Geração X (41-56)13%

Se essa preferência por bancos digitais vai dar lucro para as instituições financeiras são outros quinhentos. “O grande desafio das fintechs e bancos digitais é ir além da captação desse público, que é atraído pela isenção de taxas e tarifas. O que traz rentabilidade são outros serviços e produtos financeiros, como crédito, que essa faixa etária ainda não consome”, afirma Santacreu.

Uma outra pesquisa, realizada pela Kantar e Ibope Media, reforça que a preocupação com as aplicações financeiras é maior entre os millenials (60%) e geração X (56%). Os mais novos (geração Z) e os baby boomers são os que têm menor preocupação nesse quesito (48% e 49%, respectivamente).

Preferências

A pesquisa da Kantar também tentou identificar o que as pessoas mais valorizam na hora de escolher um banco. Veja principais preferências da geração Z:

  • Serviço e atendimento (61%) – acima da média geral de 54%
  • Taxa de juros (43%) – pouco acima da média geral de 42%
  • Serviços pela internet (23%) acima da média geral de 15%
  • Recomendação (24%) – bem acima da média geral de 13%

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).