Por Ali Kucukgocmen

ISTAMBUL (Reuters) – A economia turca cresceu 5,9% no quarto trimestre do ano passado e 1,8% em 2020 como um todo, segundo dados anuais divulgados nesta segunda-feira, emergindo como um dos poucos países que evitaram a contração devido à pandemia de coronavírus.

Impulsionado por uma explosão de crédito em meados de 2020, o PIB do quarto trimestre avançou 1,7% em relação aos três meses anteriores em uma base com ajuste sazonal e de calendário, disse o Instituto Estatístico da Turquia.

Embora tenha superado todos os mercados emergentes e seus pares do G20, exceto a China, o crescimento da Turquia teve um preço: os empréstimos baratos aceleraram uma queda recorde da lira, diminuíram as reservas de moeda estrangeira do país e ajudaram a impulsionar a inflação para 15%. Além disso, poucos empregos foram criados.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).