Por Krystal Hu e Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) – Os índices S&P 500 e Dow Jones atingiram máximas recordes e registraram seus melhores ganhos semanais desde março nesta sexta-feira, enquanto ações de crescimento de empresas de grande capitalização de mercado conduziram a recuperação do Nasdaq, depois de dados de empregos nos Estados Unidos aliviarem preocupações sobre aumento de juros.

A abertura de postos de trabalho nos EUA desacelerou inesperadamente em abril, provavelmente contida pela escassez de mão de obra, mostrou relatório do Departamento do Trabalho nesta sexta.

O documento aliviou preocupações acerca de aumentos na inflação e nas taxas de juros, que alguns investidores temem que prejudiquem empresas de crescimento com valuations (avaliações de preço) elevados.

Microsoft Corp e Apple Inc –integrantes do grupo de ações de crescimento e com forte peso nos índices– subiram 1,1% e 0,5%, respectivamente, e deram os maiores impulsos ao S&P 500 e ao Nasdaq.

Empresas de crescimento são aquelas cujos lucros e fluxos de caixa aumentam mais rapidamente que a média do mercado.

Mas os ganhos foram generalizados, com todos os setores do S&P 500 em alta liderada pelos setores de energia e imobiliário. Os índices de energia e materiais básicos atingiram novas máximas.

O índice Dow Jones subiu 0,66%, a 34.778 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,737335%, a 4.233 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,88%, a 13.752 pontos.

Na semana, o Dow Jones avançou 2,7%, maior ganho desde março. O S&P 500 teve alta de 1,2%, enquanto o Nasdaq recuou 1,5%.

“A antecipação e confirmação de que política monetária (do Federal Reserve) permanecerá a mesma e a contínua recuperação econômica com a distribuição de vacinas alimentaram essas máximas recordes, mas realmente acreditamos que a volatilidade será reduzida no curto prazo”, disse Greg Bassuk, chefe da Axs Investments.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).