Por Christopher Walljasper

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros da soja nos Estados Unidos caíram nesta sexta-feira, com a notícia de uma nova variante da Covid descoberta na África do Sul, derrubando os mercados de petróleo e ações, com movimentos exagerados pelo baixo volume de comércio de commodities de grãos e oleaginosas.

Na bolsa de Chicago, a soja para janeiro perdeu 13,75 centavos de dólar a 12,5275 dólares o bushel, a maior queda dos contratos desde 4 de novembro. Para a semana, o contrato mais ativo da soja perdeu 0,81%.

O trigo mais ativo para março caiu 10 centavos de dólar para 8,4025 dólares o bushel, enquanto o milho para março fechou em alta de 6,25 centavos de dólar a 5,9175 dólares o bushel.

Na semana, o trigo subiu 0,72% e o milho avançou 3,63%.

Notícias da variante da Covid levaram autoridades na União Europeia, Reino Unido e Índia anunciar controles de fronteira mais rígidos, enquanto os cientistas buscam determinar se a mutação é resistente à vacina.

“Os preços do petróleo estão baixos… devido ao temor de um retorno de ‘lockdowns’ globais”, disse Arlan Suderman, economista-chefe de commodities da StoneX, em uma nota. “O desconhecido desta variante cria medo, que está em jogo nos mercados hoje.”

(Reportagem de Christopher Walljasper)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).