A Serasa anunciou nesta semana o lançamento de uma ferramenta que permite acompanhar a pontuação de crédito e como turbiná-la. É o Serasa Turbo, que informa quantos pontos serão adicionados à nota após o pagamento de uma dívida.

Como funciona? O consumidor tem que primeiro entrar no app ou site do Serasa Limpa Nome e se cadastrar. Lá, ele fica sabendo se há dívidas em aberto no seu CPF e possibilidades de renegociação para pagá-las. Com o Score Turbo, ele passa a saber como sua nota aumentará com o pagamento das dívidas.

A nova ferramenta também informará quais fatores foram responsáveis por aumentar ou diminuir o Serasa Score.

Como funciona o Serasa Score? A pontuação de crédito existe há bastante tempo, mas apenas em 2017 passou a ser disponibilizada de forma gratuita para os consumidores. Essa pontuação é acessada por mais de 48 milhões de brasileiros e mede a probabilidade de uma pessoa pagar suas contas nos próximos 12 meses. A pontuação obedece ao padrão abaixo:

  • 0 a 300: considerado Score baixo;
  • 300 a 700: considerado Score mediano;
  • 700 a 1000; considerado Score alto.

Neste ano, a Serasa passou a informar os motivos do aumento ou queda na pontuação, dando maior transparência para os usuários.

Para que serve a nota de crédito? Para avaliar o risco de inadimplência na hora da concessão de crédito. Informações como essa podem ajudar na definição de juros menores para pessoas com score mais alto, por exemplo.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).