O ministro da Economia, Paulo Guedes, divulgará nas próximas semanas os planos do governo para a reforma tributária. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pela assessora especial do Ministério da Economia para o tema, Vanessa Canado.

Vai ter CPMF? Em debate online promovido pelo Congresso em Foco, ela afirmou que não está trabalhando em nenhuma recriação de CPMF, mas pontuou que qualquer decisão nesse sentido será de Guedes.

“Estamos trabalhando em outros elementos que não envolvem CPMF, inclusive na tributação dos dividendos”, disse Canado, acrescentando que a ideia é tributar dividendos em conjunto com uma reforma da tributação da renda corporativa.

O Congresso está pronto para analisar o tema? O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o debate sobre a reforma tributária está mais maduro do que antes da pandemia de Covid-19 e disse ser possível ter um texto pronto para discussão e votação em comissão especial da Casa em agosto.

Segundo o presidente da Câmara, há consenso sobre a necessidade de se reformar o sistema de tributação sobre o consumo, e até mesmo os entes da federação estão “alinhados” neste quesito.

Maia defendeu ainda que não haja aumento da tributação e, diante da proporção do endividamento, deve haver uma melhoria dos gastos públicos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).