WASHINGTON (Reuters) – A produção manufatureira dos Estados Unidos aumentou mais do que o esperado em dezembro, mas os distúrbios às cadeias de fornecimento conforme a pandemia mantém os trabalhadores em casa podem desacelerar a produção nos próximos meses.

A produção manufatureira aumentou 0,9% no mês passado após avançar 0,8% em novembro, informou o Federal Reserve nesta sexta-feira.

Foi o oitavo mês seguido de ganhos na produção fabril. A manufatura está sendo sustentada por uma mudança na demanda para bens, deixando serviços de lado.

Economistas consultados pela Reuters esperavam alta de 0,5% da manufatura em dezembro. Pesquisa no mês passado mostrou que os fornecedores têm tido dificuldades para entregar matérias-primas à indústria devido ao coronavírus.

A força na produção manufatureira junto a alta de 6,2% em serviços públicos e salto de 1,6% na mineração impulsionaram a produção industrial para um ganho de 1,6% em dezembro. Em novembro a alta havia sido de 0,5% e a produção industrial aumentou a uma taxa de 8,4% no quarto trimestre.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).