Todo fim de ano é a mesma coisa: milhares de brasileiros tentam a sorte na Mega da Virada. Só que um dos ganhadores da Mega da Virada de 2020 não retirou o prêmio até agora. Sabe o que acontece? Ele perde o prêmio se não resgatá-lo até esta quarta-feira (dia 31).

O que acontece com o dinheiro do prêmio esquecido? Ele será repassado para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Essa regra sempre existiu e vale para qualquer valor de prêmio lotérico.

Qual a novidade? É que nunca ninguém esqueceu de sacar um prêmio tão alto. Por isso, o Procon-SP notificou a Caixa Econômica Federal requerendo a identificação do ganhador.

O Procon-SP argumenta que ganhador está cadastrado no sistema e fez o jogo pelos meios eletrônicos, por isso é possível identifica-lo e pagar seu prêmio.

“Se é possível a identificação do apostador, a Caixa não pode comodamente aguardar o decurso do prazo e se apropriar do dinheiro. Caso o apostador esteja morto, o prêmio pertence aos seus herdeiros. E se a aposta foi feita por meio eletrônico, é dever da instituição financeira informar se não é possível identificar o seu autor”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

O Procon-SP solicita ainda que a instituição implemente alteração no sistema para que, nos casos das demais apostas premiadas que forem realizadas através do meio eletrônico, o pagamento seja efetuado no canal indicado pelos consumidores.

O que a Caixa disse? Procurada, ainda não se manifestou. Uma questão que precisa ser discutida é que o bilhete sempre foi o comprovante da premiação. Se o ganhador perde  bilhete, perde direito ao prêmio.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).