Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) – A economia do Japão está aquecendo, mas qualquer recuperação é provável que seja modesta devido à persistente cautela sobre a pandemia de coronavírus, alertou o presidente do Banco do Japão (BOJ), Haruhiko Kuroda, nesta quinta-feira.

O banco central ofereceu uma avaliação menos atrativa do que há três meses para duas das nove regiões do Japão e manteve sua visão sobre as áreas restantes, sinalizando um otimismo cauteloso sobre as perspectivas para a frágil recuperação.

Kuroda disse que a economia do Japão deve melhorar graças a um salto na demanda global e ao impulso dos enormes gastos fiscais do governo.

“Mas o ritmo da recuperação será modesto, já que a cautela sobre a pandemia permanece”, disse em uma reunião com gerentes de filiais do BOJ, alertando sobre a contínua fraqueza no consumo de serviços.

A economia do Japão emergiu da crise no ano passado, causada pela pandemia, com o apoio das exportações. Mas a distribuição lenta de vacinas e o aumento no número de novos casos de Covid-19 escurecem as perspectivas de consumo.

(Por Leika Kihara)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).