O valor médio do aluguel residencial ficou mais caro em São Paulo e no Rio de Janeiro em fevereiro, segundo o Índice QuintoAndar, divulgado nesta quarta-feira (3).

Apesar do aumento em comparação a janeiro, os preços acumulam queda nos últimos 12 meses, de 6,23% na capital paulista e 2,51% na capital fluminense.

Quanto custa o metro quadrado? O preço médio do metro quadrado em São Paulo ficou em R$ 36,16 em fevereiro. No Rio, em R$ 29,35.

O que aconteceu em São Paulo? Os bairros que tiveram as maiores valorizações nos últimos seis meses foram Vila Formosa e Jardim São Saverio. As maiores baixas ficaram com os bairros Centro e Santo Amaro.

E no Rio? Os bairros com maior valorização foram Taquara e Vila Isabel, enquanto Santa Teresa e Centro tiveram quedas mais significativas no preço médio do metro quadrado.

Expectativa versus realidade? O índice do QuintoAndar aponta que existe uma diferença entre os valores de aluguéis pedidos nos anúncios e os fechados em contrato.

Em São Paulo, os anúncios mostravam preços, em média, 10,56% acima do valor do mercado, enquanto no Rio, o percentual chega a 14,33%.

Por que isso acontece? “Os anúncios refletem a expectativa dos proprietários, que poucas vezes condizem com a realidade do mercado”, afirma o head de dados do QuintoAndar, Fernando Paiva.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).