Os preços do petróleo subiam nesta segunda-feira, impulsionados por otimismo sobre as campanhas de vacinação contra Covid-19 e por um pacote de estímulos nos Estados Unidos, bem como pela crescente atividade industrial na Europa, apesar de restrições associadas ao coronavírus.

O petróleo Brent subia 0,81 dólar, ou 1,26%, a 65,23 dólares por barril, às 7:53 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,79 dólar, ou 1,28%, a 62,29 dólares por barril.

Ambos os contratos encerraram fevereiro com ganhos de 18%.

“Os três principais fatores de apoio são as vacinações prevalecendo, o otimismo sobre o crescimento econômico e o equilíbrio do mercado de petróleo, que ficará mais apertado como resultado dos primeiros dois pontos”, disse Tamas Varga, da corretora PVM Oil Associates.

A aprovação no sábado de um pacote de estímulos relacionado ao coronavírus de 1,9 trilhão de dólares na Câmara dos EUA também apoiava os preços.

Se aprovado pelo Senado, o pacote deve pagar por vacinas e suprimentos médicos, além de enviar uma nova rodada de auxílios emergenciais para pessoas e pequenas empresas, que terão um impacto direto sobre a demanda por energia.

A aprovação da vacina da Johnson & Johnson para Covid-19 também apoiava as perspectivas econômicas positivas.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).