Por Ahmad Ghaddar

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo subiam nesta quarta-feira, em meio a perspectivas de forte crescimento econômico global, embora tenham chegado a operar no território negativo à medida que negociações para reviver um acordo nuclear com o Irã abrem a possibilidade de alívio em sanções às exportações de petróleo do país.

O petróleo Brent subia 0,48 dólar, ou 0,77%, a 63,22 dólares por barril, às 7:59 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,38 dólar, ou 0,64%, a 59,71 dólares por barril.

“O otimismo sobre as perspectivas econômicas globais impulsionou o sentimento no mercado de petróleo”, disseram analistas do banco ANZ.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse na terça-feira que gastos públicos sem precedentes no combate à Covid-19 ajudarão o crescimento global a atingir 6% neste ano, uma taxa de expansão não vista desde os anos 1970.

Mas um possível aumento nos estoques de combustíveis nos EUA e a conversas com o Irã pesavam sobre as cotações.

Os estoques de petróleo dos EUA recuaram em 2,6 milhões de barris na semana encerrada em 2 de abril, enquanto os de gasolina subiram em 4,6 milhões de barris, disseram três fontes de mercado, citando o Instituto Americano de Petróleo (API).

Dados oficiais sobre os estoques serão divulgados mais tarde nesta quarta-feira.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).