SÃO PAULO (Reuters) – Os preços médios de diesel e gasolina nos postos de combustíveis do Brasil permaneceram praticamente estáveis nesta semana em relação ao fechamento da semana passada, enquanto o etanol apresentou leve alta, mostrou pesquisa publicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

Segundo o levantamento da agência reguladora, o diesel terminou a semana com valor médio de 4,597 reais por litro nas bombas. Na semana passada, o combustível mais consumido do Brasil havia registrado média de 4,594 reais/litro.

O preço médio da gasolina, por sua vez, chegou a 5,833 reais por litro, versus patamar de 5,831 reais visto na pesquisa divulgada na sexta-feira da semana passada.

Já o etanol, concorrente direto da gasolina nas bombas, avançou 0,5% no período, para média de 4,344 reais por litro, segundo o levantamento.

O alto preço dos combustíveis no Brasil é uma das pautas de caminhoneiros autônomos que estão convocando manifestações para este domingo. Os chamamentos, porém, têm sido pulverizados, uma vez que a categoria se mantém dividida no apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em fevereiro, uma ameaça de greve de caminhoneiros que acabou não se concretizando foi determinante para Bolsonaro alterar o comando da Petrobras, substituindo o então CEO Roberto Castello Branco por Joaquim Silva e Luna.

A gestão de Silva e Luna tem sido mais comedida na aplicação de reajustes nos preços de combustíveis nas refinarias, mas no início deste mês anunciou elevações de 3,7% para o diesel e de 6,3% para a gasolina.

(Por Gabriel Araujo)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).