O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, começa oficialmente em 16 de novembro. Mas 5% dos clientes das instituições financeiras e de pagamentos participarão de uma espécie de fase de testes, que terá início na terça-feira que vem (dia 3).

Nesta etapa de soft opening, o Pix ainda não funcionará 24 horas por dia. O sistema estará disponível das 9h às 22h nos dois primeiros dias. Veja calendário de 3 a 15/11:

  • Terças, quartas, sábados, domingos e segunda: das 9h às 22h
  • Quintas: das 9h às 24h
  • Domingos: Da 0h às 22h

E quando estará aberto para todo mundo? A partir de 16 de novembro, quando o Pix estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo sábados, domingos e feridos.

E se eu não conseguir fazer operações a partir do dia 3? É bem provável que a pessoa não tenha sido incluída nessa etapa de soft opening.

“Entre 1% e 5% serão selecionados a participar dessa fase. Então, 95% não estarão selecionados. Se houver notícia de que a pessoa não está conseguindo usar, há uma grande probabilidade dela não estar selecionada para essa fase”, disse Carlos Eduardo Brandt, chefe-adjunto de Competição e Estrutura de Mercado Financeiro do BC.

Que instituições poderão participar? Todas as 762 instituições que foram aprovadas nas etapas de cadastro e homologação do Pix.

Por que essa fase de testes? O objetivo, segundo o BC, é permitir que todas as instituições tenham tempo de para adequar seus sistemas para colocar o Pix em plena operação a partir do dia 16.

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).