Nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira (5), mostra que a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua em uma trajetória de alta. Neste levantamento, 48% consideram o governo ruim ou péssimo, patamar três pontos percentuais acima do levantamento anterior. Desde outubro, quando o movimento de alta se iniciou, a avaliação negativa saltou de 31% para os 48% de agora.

Nesse período, os que consideram o governo ótimo ou bom saíram de 39% para 27%. A diferença de 20.3 pontos percentuais entre os que têm avaliação negativa e os que têm avaliação positiva é a maior desde maio do ano passado.

No front eleitoral, a pesquisa executada pelo Ipespe a pedido da XP, mostra que, a cerca de um ano e meio da eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro permanecem tecnicamente empatados na liderança, mas agora com o petista numericamente à frente. Ele tem 29% das intenções de voto ante 28% de Bolsonaro. Sergio Moro (sem partido) e Ciro Gomes (PDT) vêm na sequência, com 9% cada. No levantamento anterior, Lula tinha 25%, e Bolsonaro, 27%.

Nas simulações de segundo turno, Lula também já aparece numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% — no levantamento de de março, o atual presidente tinha 41% e o petista, 40%. Em outros cenários testados, o presidente Bolsonaro aparece empatado com Sergio Moro, ambos com 30%, e também com Ciro Gomes, com os dois marcando 38%.

Para esta pesquisa XP/Ipespe, foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).