Você ainda não foi à compra dos presentes de Natal e não sabe o que escolher? Uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre mostrou que os presentes mais comuns dados pelos brasileiros são roupas e calçados. O levantamento ouviu 4.000 consumidores que navegam pela plataforma do Mercado Livre.

O que mais os brasileiros compram? Depois de roupas e calçados, os brasileiros buscam presentear com brinquedos, celulares, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, produtos de beleza, cestas de Natal, computador ou notebook e bicicleta.

A bicicleta, que já foi sonho de consumo de muitas crianças, está ficando para escanteio, com somente 6% de intenção de compra — muito provavelmente substituída por brinquedos e até pelos celulares.

Quantos brasileiros devem comprar presentes? A pesquisa mostrou que os consumidores gostam de presentear amigos e familiares: 26,6% disseram comprar algo para todos que estão nas comemorações da data. Outros 24,3% disseram que fazem amigo secreto, e outros 18,4% afirmaram que vão presentear somente as crianças.

E como estão as compras de última hora? Pouco mais de um terço dos consumidores disseram adquirir os presentes com mais de 10 dias de antecedência. Embora a maior parte deixe as compras para a última hora, os brasileiros estão mais organizados que os vizinhos latino-americanos.

O Mercado Livre fez a mesma pesquisa na Argentina e Uruguai, mercados em que também atua, e nesses países a maior parte dos consumidores compram os presentes dois dias antes do Natal.

O que não pode faltar na ceia de Natal? Os brasileiros dão preferência para os itens clássicos das épocas festivas: o peru natalino e o panetone. A bebida predileta é a cerveja.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).