WASHINGTON (Reuters) – A recuperação econômica dos Estados Unidos continuou em um ritmo modesto nas primeiras semanas deste ano, com as empresas otimistas sobre os meses que virão e uma “robusta” demanda por moradias, apesar de uma melhora apenas lenta no mercado de trabalho, disse o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) nesta quarta-feira.

O Fed realiza sua próxima reunião de política monetária em duas semanas, em meio a um otimismo de que nos próximos meses haverá diminuição nos riscos relacionados à pandemia de coronavírus e a economia mostrará forte crescimento.

O impulso nas perspectivas econômicas –estimulado pela expansão do programa de vacinação contra a Covid-19 no país e pelo potencial de um pacote de gastos federais no montante de 1,9 trilhão de dólares– gerou especulações no mercado de que o Fed poderia ser forçado a reduzir seu apoio à economia antes que o previsto.

Nos últimos dias, autoridades do Fed refutaram essa ideia, observando a longa lista de problemas que a economia ainda enfrenta –de alto desemprego a inflação fraca– e que precisariam ser amenizados antes de se considerar qualquer mudança na política monetária.

(Por Howard Schneider)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).