Por Tom Polansek e Julie Ingwersen

CHICAGO (Reuters) – Analistas e corretores do mercado de grãos dos Estados Unidos lamentaram na quarta-feira a decisão do CME Group de encerrar permanentemente o pregão viva-voz de opções em um momento de disparada nos preços das commodities agrícolas, afirmando que operadores nos pits os ajudariam a navegar por mercados voláteis.

A proprietária da bolsa de Chicago (CBOT, na sigla em inglês) anunciou na terça-feira que nunca mais abrirá os pits físicos para negociações, que foram fechados em março por causa da pandemia de Covid-19, mas que manterá aberto um espaço para opções de Eurodollar.

Operadores e corretores que trabalham fora dos pits de grãos da CBOT consideram mais fácil executar transações complicadas de opções com a ajuda do pregão. Os pits também eram uma fonte confiável para cotações de opções que nem sempre estão disponíveis em mercados exclusivamente eletrônicos, segundo traders.

Essas informações seriam particularmente valiosas agora, à medida que os contratos futuros de milho e soja avançam para máximas de oito anos, com mercados voláteis em meio a preocupações com as ofertas globais.

“Este é o tipo de mercado em que às vezes você precisa que um ser humano ‘crie’ um mercado para você”, disse Brian Splitt, sócio da empresa de pesquisas e consultoria agrícola AgMarket.net.

O pregão viva-voz representava uma tradição estridente, pela qual operadores se acotovelavam e gritavam para executar ordens em pits lotados de pessoas. A CME fechou a maioria dos pits de mercados futuros em 2015, devido à ascensão das operações eletrônicas, mas mais de 20 produtos –como opções de grãos e Eurodollar– ainda eram negociados nessas estruturas.

Spitt afirmou que recentemente, quando os preços atingiram limites diários de alta, as ofertas de compra e venda de algumas opções de grãos desapareceram das telas, tornando difícil a obtenção de um senso do mercado.

“O pit sempre foi confiável”, disse. “Quando as coisas ficavam realmente loucas e os limites de alta eram alcançados, você podia ligar para o pit e descobrir quais opções estavam sendo negociadas de maneira sintética.”

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).