Por Marc Jones

LONDRES (Reuters) – O rápido aumento dos custos dos empréstimos nos mercados globais de títulos no mês passado pode alterar completamente as perspectivas para os mercados financeiros, de acordo com o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).

Em seu último relatório trimestral, o BIS, com sede na Suíça, também observou como as recentes e amplas oscilações em ações como as da GameStop –impulsionadas por operações de varejo– ajudaram a aumentar a volatilidade.

A grande mudança, entretanto, tem ocorrido no mercado de Treasuries, que tende a puxar os custos dos empréstimos globais na esteira da percepção de que um estímulo sem precedentes alimentará inflação se as vacinas contra a Covid-19 permitirem que as economias reabram totalmente neste ano.

Os rendimentos dos Treasuries de dez anos superaram a marca de 1,6% na semana passada, momento em que acumularam um salto de 70 pontos-base neste ano, o que elevou os custos dos empréstimos soberanos na Europa, no Japão e em outros lugares.

“O recente nervosismo do mercado confirma que a alta nos rendimentos dos títulos e o ‘reflation trade’ estão deixando as perspectivas do mercado financeiro sob uma luz completamente nova”, disse Claudio Borio, chefe do Departamento Econômico e Monetário do BIS.

“As pessoas só viam juros baixos até onde a vista alcançava, ao passo que agora começaram a ter dúvidas sobre quanto tempo essas condições vão durar.”

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).