Por Noel Randewich

(Reuters) – Wall Street terminou em queda acentuada nesta quinta-feira, com o índice Nasdaq acumulando baixa de cerca de 10% em relação ao recorde de fevereiro, após comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, decepcionarem investidores preocupados com o aumento dos rendimentos dos títulos de longo prazo dos EUA.

A taxa do Treasury de dez anos disparou para 1,555% após os comentários de Powell, que não apontaram mudanças nas compras de ativos do Fed para enfrentar o recente salto nos rendimentos. Apesar da alta, o yield ainda se manteve abaixo da máxima em um ano alcançada na semana passada, de 1,614%.

Alguns investidores esperavam que o Fed aumentasse as compras de títulos de longo prazo, ajudando a reduzir as taxas de juros de vértices mais dilatados.

“O mercado está preocupado com o aumento das taxas de juros de longo prazo. O chair do Fed em seu comentário realmente não rechaçou esse aumento, e o mercado interpretou isso como um sinal de que os rendimentos poderiam subir ainda mais, que foi o que aconteceu”, disse Scott Brown, economista-chefe da Raymond James, na Flórida.

O Nasdaq apagou ganhos acumulados no ano e está cerca de 10% abaixo do pico de 12 de fevereiro.

De acordo com dados preliminares, o Dow Jones caiu 1,11%, aos 30.923,55 pontos. O S&P 500 perdeu 1,34%, para 3.768,58 pontos.

O Nasdaq Composite desceu 2,11%, para 12.723,47 pontos.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).