O fundo do poço parece ter ficado para trás. Pelo menos, no que diz respeito às previsões do mercado para a economia brasileira em 2020.

O Boletim Focus, pesquisa semanal feita pelo Banco Central com as principais instituições financeiras do país, projeta que o PIB brasileiro cairá 6,10% em 2020. Apesar de ruim, o indicador reverte a tendência, observada desde o início do ano, de redução das previsões de crescimento da economia para este ano. Na semana passada, por exemplo, a expectativa era de contração de 6,50%.

O mercado também reviu para cima a expectativa de inflação, resultado de uma crença na retomada da atividade econômica. A projeção é de IPCA a 1,72% em 2020 — contra 1,63% na semana passada.

Apesar de prever inflação maior, o Boletim Focus manteve a expectativa de nova redução na taxa de juros, que passaria dos atuais 2,25% para 2% ao ano. Já para o dólar, a previsão é que a moeda norte-americana feche o ano cotada a R$ 5,20.

 

Leia também:

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.