O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta segunda-feira que os deputados votarão o projeto que trata da autonomia do BC na terça-feira.

Lira confirmou a votação da proposta em publicação no Twitter. “Com a sinalização positiva da maioria dos líderes, gostaria de compartilhar uma grande notícia sobre nosso país: vamos colocar em votação amanhã o projeto sobre a autonomia do Banco Central.”

A autonomia operacional do BC – com mandatos fixos de quatro anos para o presidente e os diretores da instituição – é uma das prioridades da extensa agenda econômica acertada entre o ministro Paulo Guedes e Lira.

O relatório do relator do projeto na Câmara, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), mantém os principais pontos do Projeto de Lei Complementar nº 19 aprovado em novembro do ano passado, no Senado. Entre eles, o estabelecimento de nova meta para o BC, além do combate à inflação: fomentar o pleno emprego.

No parecer, Costa Filho lembrou a crise econômica gerada pela pandemia de covid-19 e se declarou favorável à aprovação da autonomia do BC.

Segundo ele, a autonomia vai favorecer o combate à inflação no Brasil, a busca do pleno emprego, a queda de juros e adequar o País a padrões internacionais.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).