O Itaú Unibanco aproveitou a polêmica envolvendo o cadastramento de chaves Pix para alfinetar o Nubank e o Mercado Pago. As duas instituições, que apareceram na primeira lista do Banco Central como as maiores detentoras de registros de chaves, foram acusadas de cadastrar os dados sem o consentimento do usuário.
“Aqui no Itaú, a gente não faz cadastro das suas chaves Pix sem sua autorização”, tuitou o banco.
🚨Atenção🚨
Aqui no Itaú, a gente não faz cadastro das suas chaves Pix sem sua autorização.
Esses dados são seus. E você escolhe como usá-los.
Proteja-se: cadastre mais de uma chave Pix no Itaú. Saiba mais em: https://t.co/NRdpxnayQJ #PixNoItau
— Itaú (em 🏡) (@itau) October 19, 2020
Só o Itaú que aproveitou essa polêmica para aproveitar os concorrentes? Não. O Inter usou as redes sociais para dizer que lá não tem sorteio, não tem asterisco nem surpresinha. O sorteio é uma referência direta ao Nubank, que vai distribuir até R$ 50 mil para quem cadastrar suas chaves no banco. O post do Inter utiliza expressões regionais e uma delas é Nu (de Nubank).
Cada lugar do Brasil tem um jeito de se impressionar. E o que todos têm em comum é descobrir que no Inter você cadastra sua chave Pix CPF, e-mail ou celular e ganha cashback turbinado nos investimentos, shopping e fatura do cartão por um ano. 😱 Clica: https://t.co/pYYUkescOQ pic.twitter.com/jqmf1qvuXd
— Inter (@Bancointer) October 19, 2020
Em que posição está o Itaú no cadastro de chaves? Na única lista divulgada até agora, o Itaú aparecia em 7º lugar, com 1,7 milhão de chaves. Bem à frente apareciam o Nubank (8 milhões), Mercado Pago (4,7 milhões) e PagSeguro (4,3 milhões).
E o Inter? O Inter estava em 10º lugar, com 889 mil registros de chaves.
Qual foi a reação a esses dados? Chamou a atenção de que as instituições com mais registro de chaves não serem os maiores bancos do país e que por isso possuem mais clientes.
O que aconteceu em seguida? Logo depois à divulgação, surgiram denúncias de usuários dizendo que não tinham autorizado Mercado Pago e Nubank a cadastrarem suas chaves. As duas instituições negaram o registro sem consentimento.
O que o BC disse? A autoridade monetária informou na semana passada que que punirá eventuais cadastros indevidos. “O Banco Central informa que monitora e supervisiona continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix, já tendo iniciado processos formais de fiscalização de participantes. Caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o Banco Central punirá os infratores nos termos da regulação vigente.”
Qual foi o último capítulo dessa novela? O Procon-SP notificou o Nubank e o Mercado Pago a explicarem como acontece o cadastramento das chaves Pix. As empresas terão 72 horas para responder como acontece a confirmação do consentimento do usuário, como é feito o cadastro e que informações o consumidor recebe antes sobre o assunto.
O que o Itaú disse sobre seu tuíte? Não mencionou nenhuma provocação. “Toda a campanha do Itaú Unibanco sobre Pix tem o intuito de instruir os clientes sobre como funciona o novo sistema de pagamentos, suas vantagens e o processo de cadastramento no banco”, disse em nota.
O que as empresas disseram sobre o tuíte do Itaú? Mercado Pago não vai comentar e Nubank ainda não respondeu à reportagem.