O IGP-10 (Índice Geral de Preços-10) subiu 1,69% em dezembro com forte alta dos preços nos alimentos processados e matéria-prima como o boi e o café. Em novembro, o avanço foi bem menor, de 0,19%, segundo dados divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira (16).
O que é o IGP-10? Uma prévia da inflação, que considera os preços do mercado entre os dias 11 do mês anterior e 10 do vigente. São considerados os valores aplicados a produtores  (atacado), consumidores (varejo) e os empresários da construção civil.

Quais os destaques? Os alimentos processados avançaram 5,89% na comparação com o período encerrado em 10 de novembro. O preço do boi, incluído na categoria matéria-prima para o produtor, ficou 21,31% mais caro, e o café teve alta de 13,02%. Os combustíveis, por outro lado, recuaram 0,69%.

Quanto o IGP-10 cresceu ao longo do ano? O avanço foi de 6,39% entre janeiro e dezembro. No mesmo período do ano passado, a alta havia sido de 7,92%.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).