A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi escolhida como Personalidade do Ano pela revista Time. Ela se tornou um símbolo da luta contra as mudanças climáticas e virou uma celebridade nesse meio.

Na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), toda vez que aparece causa comoção: pessoas tentam se aproximar o tempo todo e os eventos que participa ficam lotados, com filas do lado de fora.

Se você ainda não sabe quem é (vai que…), aqui vai o contexto: A jovem ativista começou a ganhar atenção em agosto do ano passado, quando iniciou um protesto solitário na frente do Parlamento sueco. Todas as sextas-feiras, ela passou a faltar às aulas e, portando apenas um cartaz com os dizeres “em greve escolar pelo clima”, distribuía folhetos com uma lista de fatos científicos sobre as mudanças climáticas e explicações sobre por qual motivo ela estava em greve. Aliás, o dicionário Collins elegeu “greve do clima” como a expressão do ano, observando que o uso do termo aumentou mais de 100 vezes em relação a anos anteriores.

Diagnosticada com a síndrome de Asperger, um tipo leve dentro do espectro do autismo, Greta tem uma clareza impressionante. Seus discursos baseados no melhor conhecimento científico sobre o problema são precisos, duros, diretos, convincentes. E ela não poupa ninguém.

Um exemplo: Na terça-feira (10), a ambientalista foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro, que a chamou de “pirralha”. Em resposta, ela adicionou o termo à descrição do perfil que mantém no Twitter.

Mas tem vários outros “recados” que ela tem dado de forma incisiva a outros líderes mundiais. Confira 5 frases marcantes de Greta Thunberg:

Greta Thunberg

Ecossistemas inteiros estão em colapso. Estamos no começo de uma extinção em massa e tudo o que vocês conseguem falar é sobre dinheiro e contos de fadas de eterno crescimento econômico. Como vocês ousam? (na Cúpula do Clima da ONU, em setembro)

Greta Thunberg

Eu ainda acredito que o maior perigo não é a inatividade, o real perigo é quando políticos e CEOs estão fazendo parecer que uma movimentação real está ocorrendo quando, na verdade, quase nada é feito além de contabilidade inteligente e relações públicas criativas (na Conferência do Clima da ONU, em dezembro)

Greta Thunberg

Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque está (no Fórum Econômico Mundial, em janeiro)

Greta Thunberg

Nós mostramos que somos unidos e que nós, jovens, somos imparáveis (na Cúpula do Clima da ONU, em setembro)

Greta Thunberg

Como nossos líderes estão se comportando como crianças, teremos que assumir a responsabilidade que eles deveriam ter assumido há muito tempo (na COP 24, em dezembro de 2018)

(Com Estadão Conteúdo)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).