Os fundos de investimento tiveram um terceiro trimestre de captação positiva. De acordo com levantamento da plataforma de informações financeiras Economatica, entre os meses de julho e setembro a quantidade de cotistas cresceu 3,2%, saltando de 28,3 milhões para 29,2 milhões.

Nem todos os tipos de fundos tiveram desempenho positivo, porém. O maior crescimento percentual foi o dos fundos imobiliários, com alta de 7,3% no período. Depois, vieram os fundos multimercado, com alta de 4,2%, os de renda fixa, com aumento de 2,6%, e os de ações, com acréscimo de 0,6% na quantidade de cotistas.

Já os fundos cambiais e de previdência registraram quedas de -4,8% e -0,2%, respectivamente.

Os grandes bancos de varejo (Bradesco, Caixa, Santander, Itaú e BB) fecharam o 3º trimestre com 15,64 milhões de cotistas, alta de 1% com relação ao final de junho. É um crescimento bem mais modesto que os 5,9% registrados pelas gestoras independentes, que ganharam 760 mil clientes e fecharam o período com 13,63 milhões de cotistas.

Quais gestoras mais ganharam e perderam cotistas?

Caixa, XP, Bradesco Asset Management (Bram), Santander e Riza são as gestoras que tiveram maiores acréscimos no número de cotistas no terceiro trimestre.

Por outro lado, BB, ARX, Icatu, Itaú e Sul América foram as gestoras que mais perderam cotistas no período.

Quais foram os fundos que mais cresceram?

Entre os fundos de ações, os produtos que ganharam a maior quantidade de cotistas são das gestoras Trígono, Vítreo e XP.

Entre os fundos multimercado, produtos da Nu Asset e Western Asset ocupam as primeiras posições em acréscimo de cotistas no terceiro trimestre.

Já entre os fundos de renda fixa, os que mais adicionaram cotistas no período são das gestoras XP, Riza e Daycoval.

Como foi feito o levantamento?

A Economatica usou informações disponibilizadas pelos gestores na CVM e ANBIMA. Ela considerou apenas os fundos que estavam presentes no mercado entre 30 de julho de 2021 e 30 de setembro de 2021.

Ela ressalva que muitos CPFs são cotistas de mais de um fundo. Por isso, um único investidor pode estar listado em diversos fundos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).