Atualizada às 10:09

A agenda doméstica é de poucos indicadores nesta terça-feira. Na parte da manhã, a Fipe e a FGV divulgaram dados quadrissemanais do IPC e do IGP-M, respectivamente. Puxado pela queda do minério de ferro, o IGP-M vem desacelerando após atingir mais de 30% no acumulado de 12 meses. Na segunda prévia de outubro, divulgada hoje, o IGP-M teve deflação de 0,03%. O IPC-Fipe subiu 1,08% no mesmo período.

A estreia do primeiro ETF de Bitcoin nos EUA, prevista para hoje, vem embalando a cotação das criptomoedas. Vamos ver como o mercado reage à novidade nesta terça-feira.

O mercado deve acompanhar ainda os dados de produção da Vale do terceiro trimestre, que saem depois do fechamento do mercado.

Também nesta manhã, o Banco Central realizou um leilão de venda à vista de dólares referenciado à taxa Ptax. Esse foi o primeiro leilão de venda à vista desde 15 de março.

Atenção do mercado deve estar voltada nesta terça para:

Índices de inflação

Duas prévias de índices de inflação saem hoje: o IPC da Fipe e o IGP-M da FGV. O mercado acompanhou com atenção esses dados, já que a inflação é um dos componentes que o Copom (Comitê de Política Monetária) analisa para definir a taxa Selic.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 1,08% na segunda quadrissemana de outubro. O índice desacelerou ligeiramente ante a alta de 1,09% observada na primeira quadrissemana do mês, segundo dados divulgados nesta terça-feira.

Também na segunda prévia de outubro, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) teve deflação de 0,03. O indicador havia registrado recuo de 0,58% na segunda leitura de setembro. A redução do ritmo de queda do IGP-M foi puxada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que registrou deflação de 0,32% na segunda prévia de outubro.

Dólar

O Banco Central realizou leilão de venda à vista de dólares referenciado à taxa Ptax. Foi o primeiro leilão de venda à vista desde 15 de março. O evento vem após várias intervenções do BC no mercado de câmbio desde quarta-feira da semana passada, com a realização diária de leilões extraordinários de swap cambial tradicional nas últimas quatro sessões.

Vale

A Vale divulga os dados de produção do terceiro trimestre de 2021 após o encerramento do pregão desta terça-feira. Na segunda, a mineradora paralisou novamente as operações da mina de níquel Onça Puma depois de decisão judicial que suspendeu licença de exploração.

ETF de Bitcoin

Após 8 anos de espera, o primeiro ETF de Bitcoin começa a ser comercializado hoje na Bolsa de Nova York. A notícia puxou para cima o valor das criptomoedas. Na segunda, o Bitcoin foi negociado acima de US$ 61 mil.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).