O plenário do Senado Federal vai votar a PEC dos Precatórios na manhã desta quinta. A sessão está marcada para começar às 9h. Na mesma reunião, também acontecerá a votação da PEC que cria o Auxílio Brasil, novo programa social do governo federal. Ele vai substituir o Bolsa Família e será financiado com recursos liberados pela PEC dos Precatórios.

Senadores negociam um acordo com o relator da PEC, Fernando Bezerra (MDB-PE), para limitar o pagamento de precatórios até 2026, e não mais até 2036, como previa a PEC. O relatório de Bezerra promove várias alterações no texto já aprovado pelos deputados federais, o que fará a PEC voltar à Câmara, caso seja aprovada pelo plenário do Senado em dois turnos.

Veja o que mais interessa ao mercado hoje:

PIB

O IBGE divulga às 9h o resultado do PIB do 3º trimestre, que deve mostrar os efeitos da vacinação e subida dos juros na economia. A estimativa do mercado é de crescimento de 0,1% ante o 2º trimestre, quando o PIB ficou negativo em 0,1%.

Ômicron

A lista de países com pessoas infectadas pelo ômicron, nome da nova variante do coronavírus, não para de crescer. Ontem, os Estados Unidos registraram seu primeiro caso. Os investidores estão temerosos sobre o potencial de estrago da nova cepa às economias.

Fed

Vários membros o Federal Reserve (Fed) discursam hoje a partir das 13h. O mercado acompanha essas falas para saber se os EUA vão acelerar a retirada de estímulos à economia.

Venda de veículos

A Fenabrave divulga hoje os dados de produção e venda de veículos em novembro.

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).