Atualizado às 10h41

Os investidores voltam do feriado da Proclamação da República de olho na divulgação do Boletim Focus e no IBC-Br, espécie de prévia do PIB. A frustração com os dados da indústria, varejo e serviços devem forçar para baixo a expectativa em relação ao PIB. A dúvida é se isso vai aliviar a pressão por um aperto maior da taxa Selic.

A temporada de balanços continua e a Ânima Educacional divulga seus dados do terceiro trimestre antes da abertura do mercado. A análise desses números pode mexer com o preço de seus ativos na Bolsa.

Em Brasília, as discussões sobre a PEC dos Precatórios devem ser iniciadas no Senado. Depois de passar com folga pelo segundo turno na Câmara, agora ela vai para análise do Senado.

Veja o que pode influenciar o mercado nesta terça-feira:

Focus

O BC divulgou nesta manhã o Boletim Focus com as previsões dos analistas do mercado para o PIB, Selic, inflação e dólar. Esse dado costuma sair na segunda, mas ficou para hoje por conta do feriado da Proclamação da República.

A expectativa de que o relatório mostrasse aumento das projeções de inflação se confirmou. A projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) saltou de 9,33% para 9,77% para este ano e de 4,63% para 4,79% em 2022.

Já a taxa básica de juros foi mantida para os dois anos. De acordo com o Focus, a Selic ficará em 9,25% neste ano e será de 11% no próximo ano.

Atividade econômica

O BC divulgou também o IBC-Br, índice de atividade econômica de setembro. Após dados decepcionantes de varejo, indústria e serviços reduzirem a aposta em nova aceleração da Selic, a prévia do PIB ficou negativa em 0,27% em comparação ao mês anterior. No trimestre que terminou em setembro, o IBC-Br registrou queda de -0,14% em relação aos três meses anteriores.

Temporada de balanços

A Ânima Educação divulga seus dados do terceiro trimestre antes da abertura do mercado. Na sexta, os papéis da Cogna e Ser Educacional fecharam em baixa após os resultados trimestrais.

Após o fechamento do mercado haverá uma chuva de balanços. Estão previstos para hoje os resultados da Boa Vista, Cruzeiro do Sul, Eletrobras, Iochpe-Maxion, Méliuz, Mosaico e MPM Corporeos, entre outros.

(Com Bloomberg)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).