Não vai ter sextou para a equipe do governo que articula a votação da PEC dos Precatórios. O plano do Planalto era aprovar a proposta nesta semana, mas não houve apoio suficiente para levá-la ao plenário da Câmara.

Por isso, a votação ficou para quarta que vem, depois do feriado de Finados. Quem aproveitou para ressurgiu das cinzas foi a proposta de prorrogação do auxílio emergencial. O auxílio acabaria em outubro. A partir de novembro, uma parte dos beneficiários passaria a receber o Auxílio Brasil – mas tudo indica que não haverá tempo suficiente.

Enquanto o mercado aguarda os desdobramentos dessa novela, outros temas devem chamar a atenção dos investidores. Um deles é a definição da bandeira tarifária de novembro. O presidente Jair Bolsonaro disse que mandaria a bandeira ser rebaixada. “Vou determinar que ele [ministro de Minas e Energia] volte à bandeira normal a partir do mês que vem”, disse.

A temporada de balanços também pode dar o tom da Bolsa nesta sexta-feira, que não é 13 mas é véspera de Dia das Bruxas. Os resultados financeiros da Vale e Petrobras, divulgados ontem à noite, podem mexer com a Bolsa.

Veja o que pode interessar ao mercado nesta sexta-feira:

Prorrogação do auxílio emergencial

Não importa o nome do benefício: a prorrogação do auxílio emergencial voltou à mesa de discussões e pode pressionar as despesas públicas. Vale lembrar que a Câmara aprovou um novo benefício nesta semana, o vale-gás.

Bandeira tarifária de energia

Os brasileiros estão pagando hoje pela bandeira de escassez hídrica, que é de R$ 14,20 extras a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O presidente Jair Bolsonaro disse que ia pedir para baixar a bandeira tarifaria de novembro. O mercado deve acompanhar se a decisão vai considerar critérios técnicos ou não.

Temporada de balanços

Os bons números dos balanços divulgados nesta semana ajudaram a segurar a Bolsa mesmo em meio à tensão fiscal. Os resultados financeiros da Vale e Petrobras, divulgados ontem à noite, podem repetir (ou não) esse comportamento hoje.

Para hoje, estão previstas as divulgações dos balanços da Usiminas e Irani.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).