Após bater recorde de reclamações no Procon-SP, o app Facily fechou um termo de compromisso que exige que a empresa solucione os problemas dos consumidores prejudicados por suas falhas operacionais.

Pelo acordo, a empresa se compromete a reembolsar os consumidores que reclamaram no Procon-SP, ou diretamente no app, no prazo de cinco dias úteis. O Facily também deverá diminuir o número de reclamações em 80%.

Além disso, a plataforma criará um fundo de R$ 250 milhões destinados à reparação de danos ao consumidor e ao aperfeiçoamento e melhoria de seu SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

“Com esse acordo, a Facily se compromete a atuar de acordo com as indicações do Procon-SP e a cumprir a legislação”, afirma em nota Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

O acordo foi fechado depois que o Procon ameaçou pedir a suspensão das operações do Facily. De janeiro a outubro, o Procon recebeu 151 mil reclamações contra a Facily. A maioria delas por produtos não entregues e vendas canceladas sem o estorno do pagamento. Também há casos de entrega de produtos estragados e vencidos.

Para facilitar o processo, a Facily informa que aumentará a visibilidade do ícone de acesso ao canal de atendimento ao cliente no aplicativo “a fim de tornar a comunicação mais transparente e reduzir drasticamente o número de novas reclamações no órgão de proteção ao consumidor”.

Penalidades

O termo de compromisso prevê que, a cada reclamação registrada no Procon-SP e não resolvida, a Facily terá que arcar com a doação de R$ 1.000 ao Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania – fundo destinado a implementar ações voltadas à defesa do consumidor.

O Facily ficou conhecido por vender produtos de supermercado, hortifrúti e outras categorias por preços muito menores que os da concorrência. Para garantir os descontos, os clientes precisam fazer compras em grupo e retirar a compra em um ponto de entrega.

“A Facily lamenta os ocorridos com alguns usuários que não tiveram sua expectativa atendida e reforça que está pronta para, além de resolver todos os problemas, seguir com os serviços já oferecidos. Mais do que nunca, o compromisso da empresa está em garantir que todos os casos sejam devidamente solucionados”, diz a empresa em nota.

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