SÃO PAULO (Reuters) – As exportações brasileiras de soja totalizaram 14,6 milhões de toneladas até a quarta semana deste mês, volume que caminha para superar o recorde mensal de 14,85 milhões registrado em abril do ano passado, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.

O ritmo de embarques da oleaginosa atingiu 974,6 mil toneladas ao dia (útil), ante a média diária de 742,7 mil em abril de 2020, e permanece próximo de 1 milhão de toneladas por dia semelhante ao cenário visto nas últimas semanas.

O movimento ocorre em momento em que o país –maior produtor e exportador global de soja– praticamente encerrou a colheita da safra 2020/21, o que elevou o volume de grãos disponíveis para embarque.

Ainda segundo os dados da Secex, outro destaque é o algodão, cuja média diária de embarques mais que dobrou de 4,5 mil toneladas para 9,6 mil toneladas.

(Por Nayara Figueiredo e Gabriel Araujo)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).