RIO DE JANEIRO (Reuters) – As exportações brasileiras de petróleo registraram média de 387,3 mil toneladas por dia na primeira semana do ano, mais de 100% acima da média reportada para todo mês de janeiro do ano passado, apontaram dados divulgados pelo Ministério da Economia nesta segunda-feira.

Em janeiro de 2020, as vendas externas de petróleo do Brasil somaram média de 191,9 mil toneladas diárias.

O valor obtido pelo petróleo, no entanto, caiu para 284,5 dólares por tonelada na primeira semana de 2021, ante 404,6 dólares por tonelada em janeiro de 2020, segundo a pasta, em meio a impactos da pandemia sobre o mercado da commodity.

O avanço no volume das vendas ocorre após o Brasil ter reportado recorde nas exportações de petróleo no ano passado, diante de um avanço da produção no pré-sal brasileiro e da expansão de novas companhias estrangeiras no Brasil além da Petrobras.

As exportações brasileiras de petróleo no ano passado atingiram 70,6 milhões de toneladas, alta de 18,5% na comparação com 2019, com países como a China tirando proveito para adquirir grandes quantidades a preços mais baixos –em faturamento, os embarques caíram quase 19%, para 19,5 bilhões de dólares.

A Petrobras informou na semana passada ter registrado um recorde de produção de petróleo em 2020. A estatal bombeou 2,28 milhões de barris por dia (bpd) em petróleo, superando marca anterior de 2015.

(Por Marta Nogueira; Edição de Luciano Costa)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).