Motoristas de aplicativos como Uber e 99 marcaram protestos hoje em São Paulo contra o congelamento de tarifas e promoções. De acordo com a programação, as manifestações acontecem na parte da tarde em vários pontos da capital e nas imediações do aeroporto de Guarulhos.

Mas motoristas relatam em grupos do Telegram e WhatsApp que já desligaram o aplicativo nesta sexta-feira.

Nas redes sociais, há relatos de usuários sobre cancelamento de chamadas no Uber.

Que mais os motoristas pedem? Eles reivindicam o fim das tarifas promocionais do Uber e 99 (#UberPromo e #99Poupa), que reduzem os ganhos dos motoristas. Os motoristas também pedem mais segurança, apoio jurídico, seguro de vida, auxílio funeral e fim dos desligamentos.

Eles dizem que precisam trabalhar cada vez mais horas para conseguir tirar o mínimo necessário para manter as despesas da casa. É comum que eles fixem uma meta de ganho diário (R$ 200 por dia, por exemplo). Com a alta da gasolina e redução do número de corridas, fica cada vez mais difícil atingir essa meta.

O que as empresas dizem? A Uber não comentou. A 99 disse que “prioriza a melhoria dos ganhos dos motoristas parceiros”. “Assim, lançou o 99Poupa, uma categoria opcional criada para estimular a demanda fora dos horários de pico, e o 99Entrega, que possibilita o envio de itens pessoais via  parceiros e resultou em elevação média de 23% no ganho dos motoristas.”

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).