O que descobrimos
- É possível realizar um evento marcante mesmo sem a tradicional confraternização presencial de fim de ano.
- Num ano difícil como 2020, é importante criar um marco de passagem para reforçar a sinergia e a motivação da equipe.
O fim do ano está chegando e as empresas estão diante de um desafio: como realizar a tradicional confraternização dos funcionários num cenário em que aglomerações não devem ser promovidas?
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O que já se sabe, com certeza, é que simplesmente deixar as festividades de fim de ano passarem em branco seria muito frustrante para todos. É preciso planejar algo.
A alternativa é a organização de um evento virtual que substitua a contento a “festa da firma”. É claro que a experiência nunca será totalmente comparável ao calor do encontro presencial, mas é possível desenvolver algo criativo para marcar o fim de um ano que ficará na memória de todos.
“Neste período em que estamos vivendo, é importante reforçar os laços, mesmo que as pessoas estejam fisicamente distantes”, diz a especialista em marketing de experiências Natasha Castro, CEO da Wish International, consultoria especializada em eventos corporativos.
“Essa preocupação demonstra a liderança humanizada por parte dos gestores e faz com que o colaborador se sinta parte da corporação”, ela acrescenta.
A solução escolhida depende da verba disponível e do número de participantes, mas com criatividade sempre é possível encontrar uma boa forma de celebrar. Empresas especializadas em employer branding e reforço da marca empregadora podem ajudar nesse planejamento.
Confira a seguir algumas ideias para a festa de fim de ano em tempos de pandemia:
As pessoas se reúnem virtualmente para confraternizar. Se a empresa tiver um número muito grande de funcionários, recomenda-se organizar o encontro por área ou departamento.
Para tornar o momento ainda mais especial, a empresa envia para a casa de cada um os petiscos e a bebida para o brinde. Outra boa ideia é criar mecanismos que coloquem todos na mesma sintonia – combinar que todos estarão vestidos de branco, por exemplo.
Já que estamos falando de um ano marcado pela disseminação do home office, os familiares também podem participar, claro.
A velha troca de presentes pode ser reproduzida em ambiente virtual. A empresa participa ativamente de todo o processo, organizando a brincadeira e o sorteio.
Cada participante recebe o nome e o endereço da pessoa sorteada, para envio de um presente comprado numa loja virtual e entregue pelo correio.
O processo pode ficar ainda mais divertido se os participantes fizerem antecipadamente breves vídeos resumindo gostos pessoais e citando o tipo de presente que gostariam de receber.
Como ocorre no amigo-secreto convencional, pode-se estipular o valor mínimo e o máximo para o presente. O engajamento certamente se multiplicará se a empresa bancar o valor dos presentes, utilizando a verba que seria destinada à organização da confraternização presencial.
Depois que todos tiverem recebido o presente em casa, pode haver uma live conjunta de revelação, aproximando ainda mais o evento do ritual do amigo-secreto tradicional.
Outra possibilidade interessante para a festa de fim de ano é a utilização de espaços drive-in. Se a empresa tiver uma boa área de estacionamento, o evento pode ser organizado ali mesmo.
Os funcionários chegam de carro com seus familiares e acompanham apresentações artísticas, feitas ao vivo no palco, além de vídeos exibidos no telão. Importante: a empresa precisa pensar em estratégias para viabilizar a participação de quem não tem carro.
Os vídeos podem reunir imagens e depoimentos dos funcionários trabalhando em home office, uma forma de compartilhar os aprendizados e dificuldades decorrentes da experiência. Isso contribuirá para reforçar a sensação de empatia e de superação ao final de um ano tão difícil.
A ideia aqui é contratar um chef para preparar um prato especial de fim de ano ao lado da principal liderança da corporação.
O vídeo com o passo a passo dos dois trabalhando juntos (devidamente distanciados e protegidos por máscaras, claro) é transmitido para todos os funcionários – que já terão recebido em casa os ingredientes necessários para repetir a receita com a família.
A proposta é organizar uma conversa especial da principal liderança da organização com um nome de destaque do universo corporativo. É uma forma de vislumbrar o cenário para 2021 e, ao mesmo tempo, renovar as esperanças de que o ano será melhor.
Se o evento for ao vivo, os funcionários podem mandar perguntas, o que despertará mais interesse e trará ainda mais dinamismo à entrevista.
Eis uma brincadeira perfeita para uma boa integração à distância: um bingo, com distribuição de prêmios diversos, incluindo produtos e experiências, que serão recebidos em casa pelos contemplados.
Para que não haja frustração daqueles que sairão sem prêmios, a empresa pode enviar uma champanhe à casa de cada participante e contratar uma banda para animar o encontro, tocando uma música em cada intervalo entre as rodadas do bingo.
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