O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro durante o terceiro trimestre de 2019 é maior do que os EUA, do que a União Europeia e do que a média dos países ricos que fazem parte da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil cresceu 0,6% no terceiro tri, em comparação com o período imediatamente anterior.

Dos 33 países monitorados pela OCDE e que já divulgaram seus resultados, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking, junto com Colômbia e Romênia, todos com crescimento de 0,6% no período. O número é menor que o avanço de 1,5% da China, mas é maior que o dos Estados Unidos, que teve crescimento de 0,5% no terceiro trimestre de 2019.

Isso significa que o Brasil está entre as economias que mais cresce no mundo? No trimestre, sim, mas em termos anualizados, não, uma vez que os períodos anteriores foram de baixo crescimento econômico.

Confira abaixo um comparativo do PIB do Brasil com algumas das maiores economias do mundo:

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.