Quem nunca fez uma faxina em casa se viu em apuros desde que começou a quarentena do coronavírus. É que da noite para o dia, sem nenhum tutorial no YouTube ou treinamento prévio, elas perderam a ajuda de suas faxineiras e empregadas domésticas.

Limpar a casa é trabalhoso, mas não chega a ser um bicho de sete cabeças. Só que a pandemia de coronavírus aumentou a lista de cuidados com a higienização e desinfecção do lar. Para saber como fazer uma limpeza correta e quais produtos utilizar, o 6 Minutos conversou com Nathalia Tiemi Ueno, vice-presidente-financeira da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional). Veja abaixo algumas dicas:

Comece a limpar de cima para baixo

Não varra a casa para só depois tirar o pó dos móveis. Comece a limpar pela parte superior para depois atacar o chão.

Comece a limpeza pelo cômodo mais limpo

Nunca comece a varrer ou aspirar a casa pela parte mais suja, pois dessa forma você arrastará a sujeira para os cômodos mais limpos. A ideia é trazer a sujeira para o lugar mais sujo.

Não faça movimentos circulares

Nathalia diz que movimentos circulares só servem para espalhar a sujeira. A ideia é puxar a sujeira sempre no sentido vertical. “Se você estiver limpando uma mesa, comece passando o pano do lado oposto, em linha reta, no sentido de onde estiver.”

Como fazer essa limpeza de forma adequada?

Nathalia diz que é preciso primeiro limpar para depois desinfetar o ambiente. Ou seja, primeiro varre, tira o pó e depois passa um pano em tudo. Cozinha, banheiro e ambientes com piso frio podem ser lavados.

Que produtos preciso ter em casa para fazer essa limpeza?

A executiva da Abralimp diz que três produtos bastam para esse ritual: 1) detergente neutro, álcool a 70º, água sanitária. Outros produtos podem ser usados para substituir o álcool ou água sanitária, como desinfetantes bactericidas.

Que lugares da casa precisam de cuidado redobrado?

  • Maçanetas: limpe esses lugares com álcool puro, sem diluí-lo na água
  • Capacho da porta: ideal é tirar o capacho e substituí-lo por um pano molhado na água sanitária (já serve como uma barreira na entrada da casa)
  • Celular e controle remoto: esses objetos também requerem higienização, que pode ser feita com um pano com álcool
  • Fronha: quem não lava o cabelo todo dia e não está de home office deve trocar a fronha com mais frequência
  • Tolha de enxugar as mãos: troque essas toalhas com mais frequência, pois as pessoas estão passando mais tempo em casa e, portanto, usando mais esse item

Algum cuidado especial com banheiro?

Nathalia diz que é preciso ter duas buchas para limpar o banheiro: uma para o assento sanitário e outra para os demais lugares. Ao finalizar a limpeza, após jogar a água, enxugue o local e passe um pano com desinfetante.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).