Ainda é cedo para afirmar, mas tudo indica que o Model 3 da Tesla é tão querido no mercado de carros usados quanto é no de novos.

As vendas do sedan desde que chegou ao mercado, em 2017, não se comparam as de nenhum outro veículo elétrico, e quase quintuplicaram o preço das ações da Tesla neste ano, cujo valor de mercado chegou em US $ 382 bilhões.

O desempenho de um carro no mercado de usados, porém, demora mais tempo para ser calculado porque, geralmente, os primeiros donos ficam com o veículo alguns anos antes de revendê-lo.

Apesar dos sites de compras ainda terem uma oferta pequena do Model 3, os dados são extremamente encorajadores. O modelo da Tesla retém, em média, 89% do valor de compra, e levou cerca de 29,3 dias para ser revendido entre março e junho deste ano, de acordo com iSeeCars.com, se tornando o carro usado de venda mais rápida durante o período.

“Se você está procurando um Audi A4 usado, você tem outras opções comparáveis, como o BMW Série 3, Mercedes-Benz C-Class e Lexus IS”, disse George Augustaitis, diretor da indústria automotiva e análise econômica da CarGurus Inc. “Agora, se você está procurando um Modelo 3, não há substituto.”

Como explicar a valorização do Model 3 usado? O baixo valor residual — quanto o carro custa após alguns anos de uso — é um fatores que trava a popularização dos carros elétricos. Os bons resultados do Model 3 no mercado de usados, no entanto, dão um novo fôlego ao cenário, segundo a TrueCar.

Os primeiros modelos de carro “recarregáveis”, como o Nissan Leaf e o BMW i3, depreciaram muito mais rápido do que os carros convencionais. A demanda era baixa, a autonomia limitada e o desgaste da bateria uma preocupação.

A capacidade da Tesla de fornecer atualizações de software para o carro ajuda a melhorar o cenário — e a limitar a oferta de Model 3 usados.

“Ainda não há muitos Teslas no mercado de reposição”, disse George Chamoun, diretor executivo da ACV Auctions. A empresa vendeu o triplo de carros do modelo em julho, comparado ao início do ano, e o número médio de lances para os carros é 20% maior do que para o resto do estoque da empresa.

“A demanda está ultrapassando a oferta limitada”, disse Augustaitis da CarGuru sobre o Modelo 3. “Seu alcance, tecnologia e preço ainda são únicos”.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).