PEQUIM (Reuters) – A China irá monitorar mudanças nos mercados interno e externo e lidará de forma eficaz com o rápido aumento dos preços das commodities e seu impactos associados, disse o conselho de Estado chinês nesta quarta-feira.

O país intensificará a cooperação entre a política monetária e outras políticas para manter a estabilidade das operações econômicas, acrescentou o conselho, segundo informações da televisão estatal.

Os preços de commodities como cobre, carvão e minério de ferro, utilizado na fabricação de aço, ampliaram um rali recente e tocaram máximas históricas nesta semana, em meio a preocupações com a possibilidade de a demanda gerada pela retomada econômica na China ultrapassar a oferta.

A China é o maior mercado mundial para cobre, carvão e minério de ferro, e consumidores devem enfrentar custos maiores à medida que alguns analistas esperam um “super-ciclo” das commodities.

O gabinete chinês não disse de que forma pretende lidar com a alta nos preços das commodities.

Por Lusha Zhang e Kevin Yao)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).