A perspectiva econômica global não é tão sombria quando esperado há apenas três meses, afirmou nesta quinta-feira (24) o porta-voz do Fundo Monetário Internacional (FMI), citando dados econômicos melhores do que o esperado da China e de outras grandes economias.

Entretanto, Gerry Rice disse a repórteres que o cenário global geral permanece desafiador como resultado da pandemia de coronavírus e de seu impacto sobre muitos setores econômicos.

A situação continua “precária” em muitos países em desenvolvimento e mercados emergentes, excluindo a China, disse ele, destacando que o FMI também está preocupado com o aumento dos níveis da dívida.

Rice também afirmou que o FMI está pressionando para que G20 –grupo das principais economias– prorrogue uma iniciativa que adia os pagamentos do serviço de dívida bilateral por países mais pobres para além do final do ano.

O porta-voz do fundo afirmou em entrevista à imprensa que o FMI também está pedindo que os credores do setor privado participem da iniciativa de alívio da dívida, que teve acordo de líderes do G20 em abril.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.