Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja no Brasil alcançou 22% das áreas para a safra 2021/22 até o dia 14 de outubro, um avanço semanal de 12 pontos percentuais e o segundo melhor índice da história para esta época do ano, atrás apenas da temporada 2018/19, disse nesta segunda-feira a consultoria AgRural.

No mesmo período do ciclo anterior, quando as chuvas ainda eram muito irregulares, a semeadura estava em apenas 8%.

“Com a umidade do solo em níveis mais favoráveis em grande parte do país e os produtores aproveitando os intervalos de tempo aberto para colocar as máquinas em campo, o plantio da safra 2021/22 de soja avançou com rapidez na semana passada”, disse a consultoria em nota.

Mato Grosso e Paraná estão puxando o ritmo dos trabalhos, embora outros Estados também já estejam com a semeadura em bom andamento, acrescentou.

A área destinada ao milho verão na safra 2021/22, por sua vez, estava 45% semeada no centro-sul do Brasil até quinta-feira (14), contra 38% na semana anterior e 44% um ano antes.

“Apesar do bom ritmo, os trabalhos têm avançado mais lentamente do que o esperado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido ao excesso de umidade.” 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).